Pombagira Cigana!

Na cultura cigana, a mulher tem importância fundamental, são as mulheres as encarregadas do sagrado e, sempre do sexo feminino, são a maioria das entidades que povoam o panteão cigano.
A Pombagira Cigana é a síntese de todos os espíritos ciganos, entidade de muitas manifestações, trazendo consigo praticamente todo o conhecimento desse povo.
Pomba gira Cigana, essencialmente, encarna o arquétipo daquelas jovens que, por não conformidade, por fome de liberdade ou por inescrupulosidade, vão contra as regras sociais. Neste aspecto, Pomba gira é muito semelhante a Iansã, todavia, pela vaidade e malícia que a distingue, tem muita ligação com Oxum. Fascinante, misteriosa, atrevida, muito alegre, dona de uma risada estridente e contagiante. Não suporta nenhuma convenção, ama a liberdade e favorece a libertação de qualquer tipo de obsessão.
Extraordinária vidente, capaz de transferir este dom aos médiuns que a incorporam, que possam dar voz a seus conselhos e sábias previsões (muitas vezes lê a sorte nas cartas, durante a consulta). Pombagira Cigana é mestra na divinação, não surpreendendo, considerando a reputação dos ciganos como adivinhos, e outras coisas associadas com a concepção popular de um cigano: música, dança, arte, jogatina, vivendo à margem da sociedade ao invés de ser parte da engrenagem—o estilo de vida boêmio, em resumo.
Apresenta-se como cigana típica: lenço na cabeça, argolas, muitas bijuterias, vestida de vermelho com detalhes em dourado ou amarelo, uma rosa no decote, pequeno punhal com pedras vermelhas, escondido sob a saia.
Fala espanhol ou "portunhol". É representada com um pandeiro ou cartas na não; geralmente lê a sorte com o baralho comum ou o Petit Lenormand (popularizado como 'baralho cigano').
"Num acampamento eu vi
uma linda cigana que sorria para mim
Girando sempre a dançar
quanto feitiço tinha no olhar
Tão bela e tão faceira
Essa cigana na verdade é feiticeira"
Quando traz um pandeiro, age sobre o corpo e o espírito.
A alegria, o otimismo e o apetite pela vida, que caracterizam a cultura cigana, são suas características integrantes. Sua vibração é uma explosão de audácia e simpatia, muito indicada às pessoas que parecem sempre mal-humoradas e lutando para construir relacionamentos.
Ela nos faz superar os momentos difíceis da vida e acompanha-nos na juventude despreocupada, com sua fresca alegria.
O ensinamento que esta pombagira transmite e o convite que faz é: divirta-se, aproveite a vida ao máximo, e nunca desanime diante dos problemas.
O aspecto negativo de seu arquétipo é uma completa indiferença para com os outros, o divertir-se egoico a todo custo, que leva a um distanciamento progressivo da realidade e dos valores.
Os que são atraídos por sua beleza, deixam-se seduzir por seus encantos e falsas promessas.
O dano que o "vício" - simbolicamente expresso na Pomba gira - pode causar, deve ser um aviso a todos os que entram em contato com algumas entidades espirituais.
Os efeitos que essas energias têm sobre as pessoas mais fracas e menos preparadas são sempre devastadoras e perigosas para o corpo e alma.
É invocada para resolver problemas judiciais, burocráticos e sentimentais; destrava o que estiver estagnado e abre ou fecha os caminhos para o amor, é excelente para fazer uniões com pessoas mais jovens; no rito amoroso, amarra ou torna impotente a pessoa visada, dominando-a totalmente.
Raros são os homens que têm força de rebelar-se contra o seu poder.
Atrai clientela para cartomantes e usuários de oráculos.
Sua vibração atua em todos os lugares, mas seu local de axé principal são as estradas de terra sem intercessões. Oferendas a ela são feitas em locais frequentados por ciganos quando encarnados: estradas, sob árvores frondosas, campinas.
Oferenda-se a esta Pombagira através "da troca", barganhando.
Recebe como oferenda: velas e fitas coloridas (exceto preta, marrom e roxa), principalmente as vermelhas; champagne comum ou rosé, martini branco, lenço vermelho, amarelo ou estampado (especialmente com rosas) em cores vivas, rosas vermelhas e amarelas (sem espinhos), flores do campo, adornos dourados e com moedas, perfumes de aroma doce e forte, batom vermelho, brincos grandes, incenso de rosas ou outro aroma floral, cigarrilha, baralho, pandeiro enfeitado com fitas.
Tudo sempre acompanhado por cartas de baralho que representem o que você deseja conseguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cigana dos 7 véus

História da Cigana 7 Saia!

Cigana Damira